quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sucessão



No próximo sábado (19), socialistas e tucanos oficializam as candidaturas ao governo do Estado do senador Renato Casagrande e do deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas, respectivamente. O PSB faz a festa às 19 horas, no Centro de Convenções de Vitória. Já Luiz Paulo vai de samba: será na quadra da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), em Vila Velha, das 9h às 14h.

Na foto acima Luis Paulo e Renato Casagrande quando Renato nao havia assumido sua candidatura.

Avanço do livro digital

A recém-lançada DLD (Distribuidora de Livros Digitais), que reúne Objetiva, Record, Sextante, Intrínseca, Rocco e Planeta, pode ganhar mais duas sócias. A Ediouro e a Campus-Elsevier devem ser as próximas a entrar na nova empresa de distribuição de e-books.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dilma afirma que "chegou a hora de uma mulher comandar País"



A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou hoje que "chegou a hora de uma mulher comandar o País". Durante evento que oficializou a ex-ministra-chefe da Casa Civil como candidata do partido para a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, ela afirmou que, "para ampliar e aprofundar o olhar de Lula, ninguém melhor que uma mulher na Presidência da República".

Pouco antes, Lula fez duras críticas à oposição. O presidente disse que "o bicho vai pegar" e que "as possibilidades de ganhar as eleições são totais, quase absolutas". O palco da Convenção Nacional do PT neste domingo, em Brasília, foi estrategicamente ocupado por mulheres. Cerca de 1,5 mil militantes compareceram ao encontro.

A Convenção Nacional do PT completa a agenda de encontros partidários neste fim de semana, que começou com a festa de lançamento, em Salvador, da candidatura de José Serra à Presidência pelo PSDB, passou pela formalização do apoio do PDT à campanha petista, em São Paulo, e pela confirmação de Michel Temer como candidato à vice na chapa de Dilma. Também hoje, em São Paulo, o PSDB formaliza a candidatura de Geraldo Alckmin ao governo paulista.

Novo passaporte

A partir de dezembro, os passaportes comuns emitidos pela Polícia Federal terão chip eletrônico, tecnologia já adotada por países da União Europeia, Japão, Austrália e Estados Unidos. O novo documento será mais seguro que o atual, emitido desde dezembro de 2006. Por dia, a Casa da Moeda emite de 5 mil a 6 mil passaportes comuns.

O contrato com a Casa da Moeda para a emissão do novo modelo foi publicado no dia 7 no Diário Oficial da União. O passaporte com chip vai custar quase o dobro para a PF, segundo o gerente de Logística, Rogério Galoro. O Ministério da Justiça, responsável por determinar os valores do documento, confirmou que a taxa de emissão vai aumentar, mas o porcentual não foi definido. Segundo a pasta, "não será um aumento exorbitante". Quando o modelo mudou, há quatro anos, a taxa aumentou de R$ 89,10 para R$ 156,07.

A cor azul, padronizada para países do Mercosul, será mantida no novo passaporte, que terá um símbolo na capa indicando a presença do chip. As dez digitais, a foto e a assinatura ficarão armazenadas nele. Inserido na contracapa, não ficará exposto e a leitura será feita por radiofrequência. A página com informações do passageiro ainda será enrijecida. "E o chip é travado, ninguém consegue alterar os dados. Além disso, pode ser lido por qualquer autoridade de imigração do mundo", diz Galoro.