sábado, 22 de maio de 2010

E como hoje é domingo:

Essas fotos foram tiradas em Barra de São Francisco, região Noroeste do Estado:
Pra quem ainda não sabe, eu sou madrinha da Liga Desportiva do Campeonato Capixaba



Nota publicada na Coluna Plenário - Jornal A Tribuna

ATRIBUNA VITÓRIA, ES, SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2010

PLENÁRIO
pg 36


Diz a notinha:

"Ela vai...

Deportada dos EUA, após envolvimento com governador de Nova Iorque
que virou escândalo, a capixaba Andreia Swchartz lançou blog como
plataforma de sua candidatura a deputada estadual pelo PRP.
No blog, discute temas como preconceito,e estampa suas fotos. Também
circula pelo interior em busca do apoio eleitoral das lideranças".
__________________________________________________________
Quem escreve essa coluna é o competente jornalista trevisam. Pena ele não ter dado o endereço do blog.
Ainda bem, que apesar de poucos dias na net, todos já conhecem e estão visitando nossa página.
Ele acertou: sou contra qualquer tipo de discriminação, ou seja preconceitos, e estou aqui para lutar pelo desenvolvimento cada vez maior de nosso Estado. Contem comigo: amigos, fãs e eleitores.

Nota publicada no jornal A Gazeta desse domingo (23)

Victor Hugo
23/05/2010 - 00h00 (Outros - A Gazeta)

Leonel Ximenes (interino)

lximenes@redegazeta.com.br

Diz a nota da gazeta: "Claro que deu!

A coluna recebe um simpático e-mail de uma assessora de Andreia Schwartz. Diz o texto: “Para quem não se lembra, ela é capixaba e teve um affair com o governador de Nova York, foi envolvida em uma série de escândalos e situações desagradáveis, e como todo bom brasileiro (a), deu a volta por cima”. Se ela deu? Alguém tem dúvida?

Nova York conhece

Ah, tem mais no texto: “Bom, a moça é pré-candidata a deputada estadual, e está andando todo o interior do Estado mostrando suas ideias e também seu potencial”. Gente, vocês não gostariam de conhecer as ideias e o potencial da Andreia?"

Quanto as idéias e o potencial, com certeza, vou mostrar aqui no blog o que podemos fazer para que o nosso Estado continue a melhorar a cada dia.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A mulher na Política

Michelle Bachelet é a primeira presidente do Chile.

Exemplo como esse me permite dizer que vivemos um bom momento para as mulheres se afirmarem mais decisivamente na comunidade nacional e mundial. Mesmo assim, há um longo caminho de futuras conquistas, já que ainda somos a minoria, seja no poder do mundo político, do econômico ou mesmo do acadêmico.

Eu vejo essas conquistas de espaço de poder como resultado de uma luta que vem há séculos, não só no Brasil, mas no mundo todo, embora a participação feminina esteja muito aquém do que representamos na sociedade. A mulher construiu um espaço importante na sociedade, seja como eleitora, no trabalho, nas artes ou na Ciência.
Acredito que é essencial que a mulher amplie seus espaços nas diversas instâncias sociais, pois sem a conquista de poder, nossos direitos e, inclusive, a luta pela igualdade, contra a discriminação e contra o machismo, ficam limitados.

Acho que a mulher tem que ter a consciência de que é muito importante disputar o poder, exercer o poder enquanto mulher, com características próprias, com sensibilidade, com senso de justiça, com a preocupação ética no trato da coisa pública. Temos características próprias e terminamos fazendo a diferença em relação aos homens. Não no sentido de nos considerarmos melhores, mas a sociedade avança na civilização quando os complementos interagem.

Quero deixar uma reflexão para esse final de semana para mulheres e homens: Não é simples mudar o que está aí. É uma tarefa gigantesca, até porque não fomos educados nessa perspectiva, muito pelo contrário. O machismo é um preconceito, é uma dimensão da cultura dominante e certamente quem educa reproduz essa cultura, esses valores. Cabe a todos nós mudar essa realidade no dia-a . Pense nisso!

Bom final de semana.

Chopperia La Villa, na Praia da Costa com meus amigos














quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia do Solo Espíritosantense



BOm, Vila Velha é o lugar em que eu moro, e, no próximo dia 23, nossa cidade comemora seu 475º aniversário, celebrado com a Semana do Solo Espiritossantense, de hoje(20) a domingo. No roteiro, além da Feira da Terra e dos desfiles cívico e militar, haverá apresentações musicais com ritmos variados e uma programação esportiva de tirar o fôlego. O evento será no Parque da Prainha.

A festa começa com a Feira da Terra, a partir das 9 horas, com um café da manhã que terá a presença do prefeito Neucimar Fraga e demais autoridades. A primeira noite do aniversário será ao som das bandas Sedução de Mulher, Tramanda e Macucos, a partir das 19 horas. Já na sexta-feira (21), às 20 horas, haverá show com a cantora de axé Andréa Nery. Em seguida, Leci Brandão sobe ao palco com seu samba. E eu estarei lá para conferir tudo de pertinho e depois contar para vocês.

No sábado (22), Dia da Proclamação do Evangelho, as atrações começam às 18 horas. A partir das 19 horas, com Bruna Olly, Raissa e Ravel, Daniel e Samuel e Cassiane. O encerramento das comemorações, no domingo (23), será com o forró Liliajane e com a dupla sertaneja Gian e Giovani, a partir das 20 horas.

Viva Vila Velha! Viva o Espírito Santo.

Para fãs, amigos e simpatizantes



Essa foi uma das fotos que tirei logo quando vim dos EUA para meu país. Essa Uma dessas saiu na revista Sex.
Pretendo cada dia postar uma foto minha por aqui, além de dar minha opinião sobre os diversos acontecimentos do nosso Estado.
Aproveito para agradecer o respeito e carinho que os fãs estão tendo comigo. Obrigada pelos convites, cartas de apoio e sempre que puder responderei uma a uma.
beijo grande no coração e uma ótima quinta-feira

Reunião sobre Turismo na Assembleia Legislativa


Ontem quarta-feira, estive (mais uma vez) na assembléia Legislativa, e lá pude conferir de perto as propostas que O secretário de Estado do Turismo, João Felício Scárdua, fez ao participar da reunião da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (Ales). Ele veio a convite da deputada Luzia Toledo (PMDB, que todos sabem leva a bandeira do turismo capixaba no coração e nas mãos aonde vai, em cada canto desse país.
Ele falou sobre as metas da Pasta para 2010.
Lembrou que “o Governo é o mesmo e que o trabalho do ex-secretário Marcos Vicente terá continuidade”. E destacou alguns pontos importantes, entre os quais a promoção de qualificação na área do turismo, tanto para gestores quanto para profissionais que atuam no ramo.
Gostei muito quando ele disse que oa secretaria fez uma série de convênios e estás promovendo cursos de capacitação, priorizando o segmento de empregados, como chefes de cozinha e camareiras, por exemplo, mão-de-obra que está em falta no Estado. Falou também em sinalizar as regiões turísticas. Segundo ele, até o final desse mês serão colocadas mais de 300 placas que ajudarão na trafegabilidade”, no Estado.
O secretário de Turismo falou sobre a construção de um Centro de Convenções em Vitória e outro na região de montanhas, que deverá receber também um aeroporto.
Eu procuro sempre participar dessas reuniões que acontecem na Assembléia, com o objetivo de como cidadã saber o que nossos governantes e ai incluo (Executivo e Legislativo) estão fazendo em prol da nossa sociedade.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ponto facultativo


O governador Paulo Hartung decretou ponto facultativo nos órgãos da administração pública estadual do Poder Executivo, no dia 04 de junho, uma sexta-feira, em razão do feriado nacional de Corpus Christi (03 de junho). Os serviços essenciais à população serão mantidos.

Por isso, ficam excluídos do decreto os órgãos que desempenham suas funções em regime de escala ou que não admitem paralisação como hospitais e delegacias de polícia.

A decretação de ponto facultativo em períodos que caem entre um dia de feriado e um fim de semana acarreta uma economia em serviços como água, luz e telefone, já que em datas assim é comum que servidores tirem abonos, e o número de servidores é reduzido. No entanto, a decretação de ponto facultativo não determina o fechamento de comércio, escolas particulares, etc. (Com informações da assessoria de comunicação do governo do Estado

Diaristas terão direito a vinculo empregatício e carteira assinada

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) nº 160/2009 aprovado pelo Senado. A proposta, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), é para regulamentar a profissão de diarista. Se a lei for sancionada, esta relação de trabalho será definida como autônoma, ou seja, sem vínculo empregatício para as trabalhadoras que prestam serviço até duas vezes por semana para o mesmo empregador. Assim, as faxineiras que trabalharem mais vezes que este período para o mesmo empregador serão consideradas empregadas domésticas e terão direito à carteira assinada, ou seja, terão vínculo de emprego. Segundo o sindicato Doméstica Legal, a expectativa é que a ação beneficie cerca de 5 mil diaristas em todo o Distrito Federal.

De acordo com a advogada trabalhista, Eryka De Negri, atualmente a grande dificuldade que a categoria enfrenta no Judiciário são as diferentes decisões proferidas nas ações trabalhistas que tramitam na Justiça do Trabalho. "Esta é uma lei simples, porém importante, que virá para dirimir essa grande divergência dos Tribunais a respeito da matéria, inclusive, no Tribunal Superior do Trabalho. Atualmente, muitos tribunais consideram que há vínculo de emprego quando há longo período de prestação de serviço, sendo, inclusive, irrelevante o número de dias trabalhados por semana e, com este PL,após dois dias de trabalho para o mesmo empregador na semana, haverá vínculo", diz.

Mais uma vitória para uma categoria que tanto trabalha e muitas vezes não recebe a valorização merecida.

Abaixo o Preconceito



Sou definitivamente contra a qualquer tipo de preconceito!
Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.

Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.

O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.
É preciso que toda a sociedade se una para que juntos possamos acabar com esse mal, tão ridículo e tão abusivo, que corrói em silêncio toda sociedade.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Estive na Rede SIM SAT






Estive na Rede SIM SAT para fazer uma entrevista para a TV SIM, canal 20 da RCA. Lá, fui entrevistada por José Roberto Mignone, apresentador do programa Debate e Rebate.
Conheci alguns fãs, e possíveis eleitores.
As jornalistas Luciene Costa e Izabel Mendonça me deram muita foraça, e inclusive agora são seguidoras desse blog. Aqui vão algumas fotos que foram feitas lá.
Aproveito para agradecer o carinho e a atenção de todos ali.
Andreia Schwartz

O avanço das mulheres no mundo moderno


Há alguns anos atrás, era impensável alguém imaginar que as mulheres chegariam ao século 21 no comando de nações, tomando decisões, impondo regras de comportamento e, sobretudo, não deixando de ser feminina. Até hoje, muitas sociedades confundem submissão com sujeição e por isso oprimem cada vez as mulheres, a exemplo de algumas nações islâmicas, onde as mulheres não possuem direito algum, não lhes é permitido o prazer sexual, e o único direito que elas possuem além de serem concordinas e submissas, é o de ter filhos e mais filhos.
A mulher conquistou ao longo das últimas décadas o seu tão sonhado e precioso espaço na sociedade a custa do seu esforço, luta e sacrifício. As portas não se abriram como num passe de mágica para elas, que desmentem a cada dia a pecha de sexo frágil.
A feminista Betty Friedan quando desafiou a América e seus pensamentos machistas de que o lugar da mulher era cuidar da casa, do marido e dos filhos, devia acreditar sim que as mulheres fossem chegar onde estão chegando.
No seu livro A Mística Feminina, ela afirmava que a maternidade significava uma conspiração para impedir que a mulher competisse em condições de igualdade com o homem no mercado de trabalho e em outras áreas da sociedade.
Logicamente, há de se considerar que Friedan, exagerava nas tintas e nas cores das suas reivindicações, e um caminho muito longo teria de ser trilhado. Além disto, algumas convicções e tabus teriam de ser quebrados. O primeiro e talvez o maior deles é o de que a mulher é o sexo frágil.
Na verdade, muitas pessoas confundem as lágrimas fáceis de uma mulher como sinal de fraqueza ou falta de coragem, quando na realidade elas são a prova de que a mulher é emotiva, enquanto que o homem é racionalismo puro, e para quem o choro é demonstração de fragilidade.
Condoleezza Rice é a principal assessora do presidente George W. Bush, e no segundo mandado ganhou mais poderes ainda, ocupando um lugar que tradicionalmente era de algum homem, e para isto teve de mostrar que sabia mais e que é mais esperta do que todos os homens que estão a volta do presidente americano.
É só olhar a política para ver o quanto as mulheres avançaram. Angela Merkel é a primeira-ministra da Alemanha e Michelle Bachelet é a presidente do Chile, Hilary Clinton é uma das mais influentes mulheres nos Estados Unidos, e foi eleita senadora por causa disto e não pela influência de Bill Clinton. Não há como deixar de fora desta lista mulheres como Golda Meir e Indira Ghandi, que governaram como primeiras ministras Israel e a Índia respectivamente.
Sem esquecer que muitas mulheres cristãs, especialmente nos últimos dez anos se tornaram pastoras e ministras, ocupando lugares tradicionalmente masculinos. Em muitos lugares nos Estados Unidos é possível encontrar igrejas numerosas que são dirigidas por mulheres.
Mas, estes patamares são inacessíveis para milhões de mulheres, principalmente no oriente, já que em algumas culturas, a mulher é um mero instrumento de reprodução sem direito algum.
Hoje, a mulher em muitas partes do mundo cuida da casa, estuda, trabalha, educa os filhos, ocupa lugares que tradicionalmente são dos homens e fizeram e fazem, no dia-a-dia, história com suas atitudes e seu comportamento, e mereceriam linhas e mais linhas contando suas vidas. Eu penso que sai de Vitória, fui trabalhar na Europa, depois de alguns anos fui para os Estados Unidos, lá tive um affair com o governador de Nova York, acabei presa, fui deportada para o Brasil, e mesmo assim continuo minha caminhada de cabeça erguida. De volta ao meu Estado, pretendo ainda lançar um livro onde contarei a minha história, e ainda nas eleições desse ano vou vir candidata a deputada estadual pelo PRP. Penso que "a mulher precisa ser amada, mais acima de tudo valorizada por suas qualidades, porque a mulher é uma guerreira por natureza. "Se por um lado as mulheres tem mostrado toda a sua força e conquistas, por outro, ela nunca foi tão maltratada e violentada como agora. Embora dirija caminhões gigantescos, pilote aviões, conduza trens e ônibus, ensine, medique e muitas vezes cuidem de seus filhos sem a ajuda dos pais, sirvam de companheiras, e respeitada fora de casa, a mulher muitas vezes é humilhada dentro dela, e pior, não se dá conta de que está sofrendo, e nem sabe a quem recorrer”. Sou uma mulher moderna que acima de tudo conheço meus direitos.
No Brasil cerca de 25% das mulheres sustentam integralmente as suas casas sem qualquer ajuda dos maridos, companheiros ou filhos. Isso prova que a mulher tem uma grande capacidade de se adaptar ao ambiente em que vive, e fazer mil e uma tarefa ao mesmo tempo.