sexta-feira, 21 de maio de 2010

A mulher na Política

Michelle Bachelet é a primeira presidente do Chile.

Exemplo como esse me permite dizer que vivemos um bom momento para as mulheres se afirmarem mais decisivamente na comunidade nacional e mundial. Mesmo assim, há um longo caminho de futuras conquistas, já que ainda somos a minoria, seja no poder do mundo político, do econômico ou mesmo do acadêmico.

Eu vejo essas conquistas de espaço de poder como resultado de uma luta que vem há séculos, não só no Brasil, mas no mundo todo, embora a participação feminina esteja muito aquém do que representamos na sociedade. A mulher construiu um espaço importante na sociedade, seja como eleitora, no trabalho, nas artes ou na Ciência.
Acredito que é essencial que a mulher amplie seus espaços nas diversas instâncias sociais, pois sem a conquista de poder, nossos direitos e, inclusive, a luta pela igualdade, contra a discriminação e contra o machismo, ficam limitados.

Acho que a mulher tem que ter a consciência de que é muito importante disputar o poder, exercer o poder enquanto mulher, com características próprias, com sensibilidade, com senso de justiça, com a preocupação ética no trato da coisa pública. Temos características próprias e terminamos fazendo a diferença em relação aos homens. Não no sentido de nos considerarmos melhores, mas a sociedade avança na civilização quando os complementos interagem.

Quero deixar uma reflexão para esse final de semana para mulheres e homens: Não é simples mudar o que está aí. É uma tarefa gigantesca, até porque não fomos educados nessa perspectiva, muito pelo contrário. O machismo é um preconceito, é uma dimensão da cultura dominante e certamente quem educa reproduz essa cultura, esses valores. Cabe a todos nós mudar essa realidade no dia-a . Pense nisso!

Bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário