quarta-feira, 9 de junho de 2010

IBGE aponta queda na produção industrial do Espírito Santo

produção industrial do Espírito Santo recuou 1,9% em abril em comparação com março. No país, sete das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE registraram queda. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (09) pelo instituto. No levantamento anterior, o Estado havia registrado expansão de 1,6%.

A alta, dessa vez, se manteve na comparação entre abril de 2010 e o mesmo mês do ano passado. Nessa base, todas as regiões tiveram crescimento e o Espírito Santo se destacou, ficando em segundo lugar. Em relação a abril de 2009, a indústria capixaba cresceu 29,8%, sexto resultado positivo de dois dígitos consecutivo nesse confronto.

O setor que mais impulsionou o crescimento, segundo o IBGE, foi o extrativo (72%), que mostrou avanço bem mais elevado que a indústria de transformação (15,5%).

No segmento extrativo destacam-se os itens minérios de ferro, óleos brutos de petróleo e gás natural. Na indústria de transformação, o principal impacto positivo ficou com metalurgia básica (51,8%). Por outro lado, alimentos e bebidas (-2,5%) e celulose e papel (-1,1%) apontaram as duas taxas negativas.

Outras comparações

O acumulado nos últimos 12 meses avançou 4,6 pontos percentuais no Espírito Santo na passagem de março (1,1%) para abril (5,7%) e apontou seu resultado mais elevado desde os 9,9% de novembro de 2008.

Já no acumulado nos quatro primeiros meses de 2010, frente a igual período do ano anterior, todos os locais também mostraram crescimento na produção. Com avanços acima dos 18,0% registrados na indústria nacional, situaram-se o Espírito Santo (40,3%), Amazonas (32,7%), Goiás (26,9%) e Minas Gerais (25,1%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário