quarta-feira, 9 de junho de 2010

TRE vai mapear municípios com maior número de denúncia de compra de voto



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira (8) para apresentar o Programa de Ética e Transparência Eleitoral (PRETE), que pretende, entre outras ações, combater a compra de voto nas próximas eleições.

A ideia do projeto é formar, junto com a sociedade, uma rede para combater essa prática criminosa. "Quem resolve o problema é o povo nas ruas e o Tribunal pede a ajuda da população para denunciar", explicou Feu Rosa.

De acordo com o presidente do órgão, será criado um sistema para mapear e monitorar as regiões onde há maior número de denúncias sobre casos de crime eleitoral, onde todos poderão ter acesso a essas informações. A previsão é que o sistema esteja funcionando em no máximo 20 dias, mas na próxima segunda-feira deve ser divulgado um balanço parcial com os casos.

"Hoje todo mundo tem um celular que faz foto. A gente pede que o eleitor faça uma foto, filme e grave qualquer situação que caracterize a compra de votos e mande para o TRE e em menos de 12 horas elas serão encaminhadas para investigação", destacou.

Mesmo se não tiver nenhum documento que comprove a compra de votos, o cidadão vai poder fazer a denúncia sem a necessidade de se identificar. A ideia é unir movimentos sociais, quilombolas e indígenas para acabar com a prática da compra de votos. O TRE já disponibilizou o número 0800-083-2010 para que as denúncias sejam feitas, de segunda a sexta-feira, entre as 12 e 18 horas.

Durante o evento, o magistrado fez um alerta para que as pessoas estejam atentas à nova lei eleitoral que impede que o eleitor vote sem apresentar um documento com foto. "Os mesários serão orientados e haverá uma fiscalização para que a lei seja cumprida", avisou.

Para que ninguém deixe de votar por falta do documento, o desembargador informou que haverá parceria com a Polícia Civil para agilizar o processo de confecção da carteira de identidade para os eleitores que perderam ou não possuem o documento.
Fonte: Folhavitoria.com.br

Um comentário:

  1. "batalha nao é perder ou ganhar, mais sim reconhecer o quanto aprendemos"
    Olá Andreia... é a primeira vez que acesso seu blog, achei interessante...
    mas interessante ainda foi sua personalidade e caráter envolvidos com sua beleza!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir